top of page

Associação de Deficientes de Votorantim (ADV) Viva Legal inicia projeto de ampliação de sua estrutura

Entidade de referência promove atendimentos gratuitos para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência


A Associação de Deficientes de Votorantim (ADV) Viva Legal, com mais de 26 anos de atuação, começa a colocar em prática os projetos de ampliação de suas instalações e busca estreitar, cada vez mais, parcerias estratégicas com o governo municipal e outras entidades.

A organização, que recebe pacientes com deficiência física e múltiplas, promove atendimentos na área de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, hidroterapia, integração sensorial, audiometria, estimulação precoce, dança sênior, psicologia, terapia em grupo e serviço social.

Hoje, a associação está sediada em dois prédios: a unidade principal fica localizada no centro da cidade e a outra fica no bairro Barra Funda, ambas na cidade de Votorantim. O projeto de ampliação contempla a sede principal e, com isso, o atendimento ficará centralizado em um só lugar, o que facilitará muito para os pacientes que fazem tratamentos com diferentes profissionais, em termos de agilidade e conforto.

Ampliar para uma inclusão ainda mais efetiva

A ADV Votorantim Viva Legal está empenhada em promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e, para isso, vai expandir as instalações de seu prédio principal que, hoje, conta com oito salas de atendimento. O edifício novo será anexo ao atual e todo interligado para melhor acessibilidade dos pacientes, acompanhantes e familiares. A expansão irá proporcionar, além melhor usabilidade do espaço, um ambiente ainda mais acolhedor, onde as atividades e os serviços possam ser realizados de maneira 100% eficaz.

O acolhimento dos pacientes na associação se dá, muitas vezes, pela indicação de outra entidade pela qual eles foram atendidos ou de um profissional da área. A diretora do setor administrativo e financeiro, Carolina Costa Marques, explica o fluxo de atendimento. “O paciente, ou em alguns casos seu responsável, passa por uma triagem para verificar o laudo médico e, assim, conseguimos ver qual o tipo de deficiência e qual a demanda específica de terapia. Logo em seguida, a coordenadora clínica da entidade encaminha para uma avaliação com os profissionais especialistas para a prescrição da melhor conduta. Além disso, outro trabalho que realizamos é auxiliar na obtenção de algum benefício a que o paciente tenha direito e talvez não tenha conhecimento”, explica.

Parcerias com a Prefeitura e outras entidades

Atualmente, a ADV conta com alguns contratos de parceria, entre eles com a Prefeitura de Votorantim, que envia uma verba mensal para que os atendimentos sejam realizados. Além disso, a Prefeitura de Iperó, o Departamento Regional de Saúde, ligado ao Governo do Estado, e a Unimed Sorocaba também possuem contratos com a associação.

O diretor da ADV Votorantim Viva Legal, Jefferson Martinez, enfatiza os benefícios dessas parcerias para ambos os lados. “Quando firmamos parcerias com o governo municipal e outras entidades, estamos não apenas fortalecendo nossa capacidade de atender às necessidades da comunidade, mas também oferecendo uma oportunidade para essas entidades se associarem a uma causa tão significativa e demonstrarem seu compromisso com a inclusão social. Tanto o setor público, quanto o privado se beneficiam dessa colaboração, pois, ao enviar seus pacientes ou apoiar nossas iniciativas, eles estão associando suas entidades, empresas e marcas a uma instituição séria e bem preparada para atender ao público com deficiência”, enfatiza.



E ainda há mais conquistas que a ADV precisa alcançar. A expectativa é que logo chegue a aprovação para sediar um Centro Especializado de Reabilitação (CER), que faz parte de um programa do Governo Federal. Quando a verba para essa implementação chegar, a associação poderá atender a demanda de outras sete cidades da região. "É fundamental recebermos a verba do governo federal para a criação de um Centro Especializado de Reabilitação aqui, em nossa comunidade. Esse importante investimento é muito mais do que receber uma alocação de recursos financeiros; significará ampliar consideravelmente nossa capacidade de atender às necessidades de reabilitação das pessoas com deficiência em nossa região e também representará um marco na promoção da inclusão e da qualidade de vida para todos os cidadãos", destaca Jefferson.

Para mais informações sobre a Associação de Deficientes de Votorantim (ADV) Viva Legal e suas iniciativas, entre em contato pelo telefone: (15) 3343-1233.



 

Sobre a ADV Votorantim Viva Legal

 

Há mais de 26 anos exercendo suas atividades, a ADV é uma entidade beneficente que atende gratuitamente pessoas com deficiência física e múltipla, de todas as idades, na área de reabilitação e integração à vida familiar e comunitária.

A finalidade da ADV Votorantim Viva Legal é favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional, a integração social de pessoas com deficiência física ou múltipla, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do público-alvo e o encaminhamento para atendimento de suas necessidades imediatas, sem distinção de raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso, atuando prioritariamente em regime de parceria com pessoas, grupos, órgãos governamentais e não governamentais e entidades congêneres.

 








3 visualizações0 comentário
bottom of page